domingo, 6 de novembro de 2011

Relato de Experiência do trabalho com o projeto Sustentabilidade: Nosso Espaço Biodiverso: plantas

Nosso Espaço Biodiverso: Plantas

RELATÓRIO DAS AÇÕES DO PROJETO

           
            O nosso tema partiu de uma proposta de anos anteriores (2009/2010) quando o CDT/UnB propôs aos professores do CED Vale do Amanhecer a realização do projeto “A Horta Escolar como Tecnologia Social”, cujo apoio seria dado pelo referido centro através de formação dos profissionais que se dispusessem a trabalhar com a horta e também durante um ano a escola receberia apoio material. O trabalho proposto não consistia apenas em colocar o aluno para plantar, visava trabalhar amplamente questões ambientais, incentivar a alimentação saudável e também dinamizar o conteúdo. Isso deveria ser um trabalho para a escola inteira, para todas as turmas. Porém apesar da maioria dos professores acharem a proposta interessante, não aderiram à ideia, porque era um trabalho que tinha um curso de formação na escola  uma vez por semana (um profissional trazia a discussão sobre meio ambiente, outro discutia a dinamização do currículo através da horta, um nutricionista que discutia alimentação, e um técnico agrícola) , e isso “tirava” o tempo de coordenar. Então depois de um ano, eu, a professora de Língua Portuguesa, estava encantada com as plantas e, percebia que havia estudantes que gostavam também, talvez até como uma forma de fugir um pouco do ambiente rotineiro da sala de aula. E valorizar as plantas, inclui todo o respeito pelo meio ambiente. Então era chegada a hora de conhecer para respeitar e melhorar a natureza.
           
            Tema: Nosso Espaço Biodiverso – Plantas

            Público Alvo: As quatro turmas de oitavas séries do matutino. Embora a fase final, incluiu-se a 5ª G da tarde, e intensificaram-se as ações apenas para a 8ª B, que foram as duas turmas responsáveis pela exposição no stand sobre o tema.

            Estratégias e ações – Com e sem o uso das Novas Tecnologias

            Quando foi pensado em expor um projeto ambiental para os estudantes, foi explanado sobre vários conceitos partindo do princípio de primeiro conhecer, para depois pelo menos “simpatizar” com a ideia, só então começar as ações. Isso foi feito através do uso de slides, principalmente falando sobre “O que é uma Horta Orgânica, necessidade da biodiversidade nesse tipo de plantio (ervas medicinais, flores amarelas, espécies diversas), formação de consórcios de plantas, controle de pragas,  e temas relacionados a degradação ambiental.
            Outra estratégia/ação ainda voltada para a teoria foi u uso de textos impressos para serem discutidos pelas turmas sobre os temas acima citados (apostila sobre como implantar uma horta, poema “A horta” de Rubem Alves, etc).
            Em poucos momentos foi usada a internet como fonte de pesquisa, pois há uma dificuldade em usar o laboratório da escola, pois não tem pessoal de apoio, e muitas vezes os microcomputadores apresentam problemas, não dando para uma turma inteira usar.
Um texto lido foi “Os cabeças-sujas e seu mundinho” e amplamente discutido em sala de aula (sobre lixo) o qual pode ser encontrado no site, apesar de que saiu na Revista Veja. Um outro texto consultado também foi “Guia da Horta Orgânica“, aliás, esse texto oferece uma noção geral sobre o assunto de forma simples e descomplicada. E as imagens sobre a biodiversidade vegetal, essas são uma beleza, um colírio. È bom lembrar que basta colocar no Google o título “Horta Orgânica” que os resultados são quase sempre maravilhosos, pois o tema é excelente, é encantador.
Os estudantes pesquisaram ainda sobre composteira e minhocário, embora na prática apenas  duas turmas concretizaram  essa etapa, a 8ª D e a 4ª A, que foi a construção do minhocasa e criação  desses espaços na escola visando a redução de lixo e produção de adubo orgânico que pode ser utilizado na horta (orientados por outros professores que assumiram em decorrência da realização da I Feira de Ciências do CED Vale do Amanhecer – que aliás foi um sucesso para os participantes em todas as stands).
Foram feitas discussões de texto para conscientizar sobre ambiente limpo, em algumas visitas ao espaço da horta, alguns grupos faziam a limpeza do ambiente, mas o ponto culminante da prática mesmo  foi desenvolvido pela 8ª C e 5ª H, quando eles encenaram o poema “O lixo” que abre um questionamento se o lixo    de uma pessoa ainda é de propriedade dela ou é de domínio público quando é jogado na lixeira.
Outro assunto de fundamental importância que foi bastante discutido nas quatro oitavas séries foi “A Água”, porém apenas a 8ª A concretizou a parte prática, apresentando o processo de reaproveitamento da mesma, como captação de águas da chuva. Mas o experimento focou mesmo foi na filtragem e purificação de água usada, apresentando material concreto e uma explicação muito convincente.
 Todos os trabalhos concretizados pelas oitavas séries foram de primeira qualidade, mas veja que todos são ligados ao “Nosso Espaço Biodiverso: Plantas”.
            Um outro momento que foi usado o laboratório de informática, foi na digitação de textos previamente produzidos, e olha que tiveram textos maravilhosos, prova disso é o poema “Natureza” que expressou muito bem o tema desenvolvido pelos alunos da 8ª B e 5ª G: “Nosso Espaço Biodiverso: Plantas”. Além desse texto que está no blog, e tantos outros que ainda não foram publicados, também houve a produção de uma peça “O Mundo precisa de Ajuda” escrita por uma estudante com sugestões de um grupo de colegas, e que foi encenada com muita dedicação na I Feira de Ciência do CED Vale do Amanhecer, tendo como personagens os alunos da 8ª B, com orientação e ajuda na confecção das roupas e cenário da professora Janaína Miguel e sua mãe.
Registro aqui que todos os trabalhos da Feira de Ciências estavam excelentes, graças ao empenho dos estudantes, professores e direção que não mediram esforços para que o evento fosse um sucesso (e olha que envolveu a escola inteira, cada sala com um tema diferente sobre sustentabilidade). Teoria e prática aconteceram usando o máximo de materiais concretos e recursos possíveis, inclusive nesse ponto muitas salas usaram vídeos, músicas, data-show, etc. Quero citar aqui, que nesse último parágrafo não me refiro apenas ao trabalho que orientei e, sim a um contexto maior que foi desenvolvido pela escola inteira, que teve como tema geral “Sustentabilidade”, do qual o projeto da 8ª B e 5ª G é parte.
                       


             

Natureza (poema produzido pela estudante do CED Vale do Amanhecer)

Natureza


A mais bela natureza
Foi o que vi naquele paraíso
Observei aquela grandeza
E logo dei um sorriso.

Fiquei muito feliz
Por estar naquele lugar
A sintonia era incrível
Comecei a relaxar.

Olhava os animais
E todas aquelas flores
As plantas, a água e o ar
Eu adorava aquelas cores!

Me sentei em uma pedra
Queria curtir a natureza
Cuidar do meio ambiente
Preservar aquela beleza.

Apesar de já cuidar
Temos que agir
Agindo com consciência
Para nunca desistir.

E foi assim que eu fiz
O meu plano reconstrução
Cuidando da natureza
E também do coração!

                       
                   Clara Nicolle

Uso das Novas Tecnologias na Escola (portfólio)

Uso das Novas Tecnologias na Escola

            Participar do Curso Proinfo 180, é um motivo a mais para querer diversificar as nossas formas, o nosso jeito de ser profissionais da educação. O tradicionalismo há muito tempo que não é atrativo nas escolas, e sabemos que uma grande parte dos nossos estudantes já tem acesso às novas tecnologias, e se não têm, sonham com isso. Então que bom seria o sistema de ensino oferecer isso, e os professores ainda tirarem proveito desses recursos para melhorar o planejamento pedagógico.
            Na realidade muitos obstáculos são encontrados quando tentamos colocar o que aprendemos em prática na escola. Desde a falta de auxiliares nos laboratórios de informática até a nossa falta de preparo e falta de conhecimento sobre o funcionamento dos microcomputadores, que a todo o momento apresenta problemas operacionais que não conseguimos resolver, e que vai reduzindo cada vez mais o número de máquinas disponíveis para o uso, prejudicando assim o planejamento feito, só sendo possível o “conserto” quando algum funcionário com essa habilidade é disponibilizado pelo NTE, o que é coisa rara, pois são pouquíssimos profissionais nessa área na GRE, deveria ser pelo menos um técnico por escola, para que todos os professores fossem motivados e se sentissem seguros em planejar suas aulas usando essas tecnologias.  É claro que só isso não bastaria, seriam necessários cursos amplos abrangendo a formação de todos os professores da escola, de preferência de forma insistente dentro da própria instituição escolar, porque é percebido que há uma grande resistência no uso desses recursos, já que preparar aula assim é atrativo mais dá trabalho. Então, dessa forma, vai “reinando” o tradicionalismo ainda, pois ele é mais prático.
            Não digo que devemos usar a todo tempo as novas tecnologias em nossas práticas pedagógicas, se isso acontecer como única forma de ensinar estaremos caindo na mesma rotina do uso do quadro e do giz. Devemos usar sim, os recursos diversificados para melhorar a nossa prática em sala de aula. Então, fazer esse curso faz-nos querer ser melhores profissionais, embora muito pouco esteja sendo colocado em prática devido a alguns problemas já citados, mas está apenas começando esse a inserção das TICs na escola. Com o tempo, inevitavelmente esse processo vai acontecer, naturalmente ou não.
            Alguns conteúdos básicos ensinados no curso talvez já fossem do conhecimento da maioria dos participantes, outros nem tanto, foram recursos novos e interessantes que podem ser usados com os estudantes.


Aprendendo “coisinhas” básicas sobre as TICs
Inicialmente, começamos pelo começo mesmo: conhecer a área de trabalho; aprender como abrir uma pasta, como colar algo nela; como pesquisar imagens na internet.
Teve um momento que aprendemos como abrir conta do Gmail, e também um ponto muito importante que foi como criar um blog. Na falta de tempo do cotidiano, eu tinha a necessidade desse recurso, mas ainda não tinha parado para aprender os passos para se formar um.
Não sei se aprendemos nessa ordem que estou relatando, mas aprendemos também usar o editor de texto Broffice. Muita coisa eu já tinha costume de fazer, mas foi explicado para salvar os escritos ou produções na extensão doc. para que pudessem ser abertos em sistemas que não fossem Linux entre tantas outras informações.  Na escola pude pedir para que os estudantes digitassem alguns textos produzidos previamente sobre o tema do projeto “Nosso Espaço Biodiverso: Plantas”, e uma aluna produziu um poema bem coerente com a nossa proposta de exposição no stand da turma: Natureza.
Outro recurso muito interessante que foi apresentado no curso, foi a orientação para o trabalho com a apresentação eletrônica, que embora eu já a usasse de vez em quando, sempre nos é apresentado algo novo. E sei que ainda tenho muito a aprender, pois minhas produções às vezes apresentam problemas. Mas veja essa, de um tema que eu gosto muito: Horta Orgânica.
Além de aprender um pouco sobre vários recursos disponíveis através das novas tecnologias, inclusive navegar pela internet; discutimos conceitos como mídias, hipertextos, e outros; estudamos textos de alguns teóricos (sobre o assunto) e suas propostas de dinamização do currículo/e da prática pedagógica através das TICs.