domingo, 6 de novembro de 2011

Relato de Experiência do trabalho com o projeto Sustentabilidade: Nosso Espaço Biodiverso: plantas

Nosso Espaço Biodiverso: Plantas

RELATÓRIO DAS AÇÕES DO PROJETO

           
            O nosso tema partiu de uma proposta de anos anteriores (2009/2010) quando o CDT/UnB propôs aos professores do CED Vale do Amanhecer a realização do projeto “A Horta Escolar como Tecnologia Social”, cujo apoio seria dado pelo referido centro através de formação dos profissionais que se dispusessem a trabalhar com a horta e também durante um ano a escola receberia apoio material. O trabalho proposto não consistia apenas em colocar o aluno para plantar, visava trabalhar amplamente questões ambientais, incentivar a alimentação saudável e também dinamizar o conteúdo. Isso deveria ser um trabalho para a escola inteira, para todas as turmas. Porém apesar da maioria dos professores acharem a proposta interessante, não aderiram à ideia, porque era um trabalho que tinha um curso de formação na escola  uma vez por semana (um profissional trazia a discussão sobre meio ambiente, outro discutia a dinamização do currículo através da horta, um nutricionista que discutia alimentação, e um técnico agrícola) , e isso “tirava” o tempo de coordenar. Então depois de um ano, eu, a professora de Língua Portuguesa, estava encantada com as plantas e, percebia que havia estudantes que gostavam também, talvez até como uma forma de fugir um pouco do ambiente rotineiro da sala de aula. E valorizar as plantas, inclui todo o respeito pelo meio ambiente. Então era chegada a hora de conhecer para respeitar e melhorar a natureza.
           
            Tema: Nosso Espaço Biodiverso – Plantas

            Público Alvo: As quatro turmas de oitavas séries do matutino. Embora a fase final, incluiu-se a 5ª G da tarde, e intensificaram-se as ações apenas para a 8ª B, que foram as duas turmas responsáveis pela exposição no stand sobre o tema.

            Estratégias e ações – Com e sem o uso das Novas Tecnologias

            Quando foi pensado em expor um projeto ambiental para os estudantes, foi explanado sobre vários conceitos partindo do princípio de primeiro conhecer, para depois pelo menos “simpatizar” com a ideia, só então começar as ações. Isso foi feito através do uso de slides, principalmente falando sobre “O que é uma Horta Orgânica, necessidade da biodiversidade nesse tipo de plantio (ervas medicinais, flores amarelas, espécies diversas), formação de consórcios de plantas, controle de pragas,  e temas relacionados a degradação ambiental.
            Outra estratégia/ação ainda voltada para a teoria foi u uso de textos impressos para serem discutidos pelas turmas sobre os temas acima citados (apostila sobre como implantar uma horta, poema “A horta” de Rubem Alves, etc).
            Em poucos momentos foi usada a internet como fonte de pesquisa, pois há uma dificuldade em usar o laboratório da escola, pois não tem pessoal de apoio, e muitas vezes os microcomputadores apresentam problemas, não dando para uma turma inteira usar.
Um texto lido foi “Os cabeças-sujas e seu mundinho” e amplamente discutido em sala de aula (sobre lixo) o qual pode ser encontrado no site, apesar de que saiu na Revista Veja. Um outro texto consultado também foi “Guia da Horta Orgânica“, aliás, esse texto oferece uma noção geral sobre o assunto de forma simples e descomplicada. E as imagens sobre a biodiversidade vegetal, essas são uma beleza, um colírio. È bom lembrar que basta colocar no Google o título “Horta Orgânica” que os resultados são quase sempre maravilhosos, pois o tema é excelente, é encantador.
Os estudantes pesquisaram ainda sobre composteira e minhocário, embora na prática apenas  duas turmas concretizaram  essa etapa, a 8ª D e a 4ª A, que foi a construção do minhocasa e criação  desses espaços na escola visando a redução de lixo e produção de adubo orgânico que pode ser utilizado na horta (orientados por outros professores que assumiram em decorrência da realização da I Feira de Ciências do CED Vale do Amanhecer – que aliás foi um sucesso para os participantes em todas as stands).
Foram feitas discussões de texto para conscientizar sobre ambiente limpo, em algumas visitas ao espaço da horta, alguns grupos faziam a limpeza do ambiente, mas o ponto culminante da prática mesmo  foi desenvolvido pela 8ª C e 5ª H, quando eles encenaram o poema “O lixo” que abre um questionamento se o lixo    de uma pessoa ainda é de propriedade dela ou é de domínio público quando é jogado na lixeira.
Outro assunto de fundamental importância que foi bastante discutido nas quatro oitavas séries foi “A Água”, porém apenas a 8ª A concretizou a parte prática, apresentando o processo de reaproveitamento da mesma, como captação de águas da chuva. Mas o experimento focou mesmo foi na filtragem e purificação de água usada, apresentando material concreto e uma explicação muito convincente.
 Todos os trabalhos concretizados pelas oitavas séries foram de primeira qualidade, mas veja que todos são ligados ao “Nosso Espaço Biodiverso: Plantas”.
            Um outro momento que foi usado o laboratório de informática, foi na digitação de textos previamente produzidos, e olha que tiveram textos maravilhosos, prova disso é o poema “Natureza” que expressou muito bem o tema desenvolvido pelos alunos da 8ª B e 5ª G: “Nosso Espaço Biodiverso: Plantas”. Além desse texto que está no blog, e tantos outros que ainda não foram publicados, também houve a produção de uma peça “O Mundo precisa de Ajuda” escrita por uma estudante com sugestões de um grupo de colegas, e que foi encenada com muita dedicação na I Feira de Ciência do CED Vale do Amanhecer, tendo como personagens os alunos da 8ª B, com orientação e ajuda na confecção das roupas e cenário da professora Janaína Miguel e sua mãe.
Registro aqui que todos os trabalhos da Feira de Ciências estavam excelentes, graças ao empenho dos estudantes, professores e direção que não mediram esforços para que o evento fosse um sucesso (e olha que envolveu a escola inteira, cada sala com um tema diferente sobre sustentabilidade). Teoria e prática aconteceram usando o máximo de materiais concretos e recursos possíveis, inclusive nesse ponto muitas salas usaram vídeos, músicas, data-show, etc. Quero citar aqui, que nesse último parágrafo não me refiro apenas ao trabalho que orientei e, sim a um contexto maior que foi desenvolvido pela escola inteira, que teve como tema geral “Sustentabilidade”, do qual o projeto da 8ª B e 5ª G é parte.
                       


             

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