domingo, 6 de novembro de 2011

Uso das Novas Tecnologias na Escola (portfólio)

Uso das Novas Tecnologias na Escola

            Participar do Curso Proinfo 180, é um motivo a mais para querer diversificar as nossas formas, o nosso jeito de ser profissionais da educação. O tradicionalismo há muito tempo que não é atrativo nas escolas, e sabemos que uma grande parte dos nossos estudantes já tem acesso às novas tecnologias, e se não têm, sonham com isso. Então que bom seria o sistema de ensino oferecer isso, e os professores ainda tirarem proveito desses recursos para melhorar o planejamento pedagógico.
            Na realidade muitos obstáculos são encontrados quando tentamos colocar o que aprendemos em prática na escola. Desde a falta de auxiliares nos laboratórios de informática até a nossa falta de preparo e falta de conhecimento sobre o funcionamento dos microcomputadores, que a todo o momento apresenta problemas operacionais que não conseguimos resolver, e que vai reduzindo cada vez mais o número de máquinas disponíveis para o uso, prejudicando assim o planejamento feito, só sendo possível o “conserto” quando algum funcionário com essa habilidade é disponibilizado pelo NTE, o que é coisa rara, pois são pouquíssimos profissionais nessa área na GRE, deveria ser pelo menos um técnico por escola, para que todos os professores fossem motivados e se sentissem seguros em planejar suas aulas usando essas tecnologias.  É claro que só isso não bastaria, seriam necessários cursos amplos abrangendo a formação de todos os professores da escola, de preferência de forma insistente dentro da própria instituição escolar, porque é percebido que há uma grande resistência no uso desses recursos, já que preparar aula assim é atrativo mais dá trabalho. Então, dessa forma, vai “reinando” o tradicionalismo ainda, pois ele é mais prático.
            Não digo que devemos usar a todo tempo as novas tecnologias em nossas práticas pedagógicas, se isso acontecer como única forma de ensinar estaremos caindo na mesma rotina do uso do quadro e do giz. Devemos usar sim, os recursos diversificados para melhorar a nossa prática em sala de aula. Então, fazer esse curso faz-nos querer ser melhores profissionais, embora muito pouco esteja sendo colocado em prática devido a alguns problemas já citados, mas está apenas começando esse a inserção das TICs na escola. Com o tempo, inevitavelmente esse processo vai acontecer, naturalmente ou não.
            Alguns conteúdos básicos ensinados no curso talvez já fossem do conhecimento da maioria dos participantes, outros nem tanto, foram recursos novos e interessantes que podem ser usados com os estudantes.


Aprendendo “coisinhas” básicas sobre as TICs
Inicialmente, começamos pelo começo mesmo: conhecer a área de trabalho; aprender como abrir uma pasta, como colar algo nela; como pesquisar imagens na internet.
Teve um momento que aprendemos como abrir conta do Gmail, e também um ponto muito importante que foi como criar um blog. Na falta de tempo do cotidiano, eu tinha a necessidade desse recurso, mas ainda não tinha parado para aprender os passos para se formar um.
Não sei se aprendemos nessa ordem que estou relatando, mas aprendemos também usar o editor de texto Broffice. Muita coisa eu já tinha costume de fazer, mas foi explicado para salvar os escritos ou produções na extensão doc. para que pudessem ser abertos em sistemas que não fossem Linux entre tantas outras informações.  Na escola pude pedir para que os estudantes digitassem alguns textos produzidos previamente sobre o tema do projeto “Nosso Espaço Biodiverso: Plantas”, e uma aluna produziu um poema bem coerente com a nossa proposta de exposição no stand da turma: Natureza.
Outro recurso muito interessante que foi apresentado no curso, foi a orientação para o trabalho com a apresentação eletrônica, que embora eu já a usasse de vez em quando, sempre nos é apresentado algo novo. E sei que ainda tenho muito a aprender, pois minhas produções às vezes apresentam problemas. Mas veja essa, de um tema que eu gosto muito: Horta Orgânica.
Além de aprender um pouco sobre vários recursos disponíveis através das novas tecnologias, inclusive navegar pela internet; discutimos conceitos como mídias, hipertextos, e outros; estudamos textos de alguns teóricos (sobre o assunto) e suas propostas de dinamização do currículo/e da prática pedagógica através das TICs.

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